Como ajudar seu filho a se organizar com os estudos

Postado em 11/04/2018

Como ajudar seu filho a se organizar com os estudos

A maneira como a criança interage e se relaciona com o conhecimento está intimamente relacionada com a abordagem familiar em relação aos estudos. A família, por ser considerada a primeira esfera socializadora para as crianças, exerce um papel fundamental na relação da criança com a escola.

É na família que noções como autoridade, hierarquia e respeito são inicialmente instauradas. Além disso, é no ambiente familiar que as crianças não só aprendem a se adaptar às diferentes circunstâncias, mas também criam seu modelo de aprendizagem e a forma como elas se relacionam com o conhecimento. Por isso, é fundamental que os pais estejam presentes nas atividades relacionadas ao ensino e auxiliem os filhos na organização das tarefas escolares. Mas o que fazer para ajudá-los?

 

Incentive a criança a estudar

O primeiro passo para que a criança seja organizada em relação aos estudos é incentivá-la a estudar. Isso se dá pelo fato de que gostar de ler e de manusear os livros e materiais escolares e sentir-se instigado a pesquisar novos assuntos, por exemplo, motivam a criança a cuidar de tudo aquilo que é relacionado aos estudos.

Ensine seu filho a manusear e guardar o material escolar

Muitos pais exigem que as crianças guardem o material escolar e saibam lidar com ele. Por outro lado, muitos não ensinam seus filhos como fazer isso. Por isso, reserve alguns minutos do seu dia para ensiná-lo a organizar os livros, cadernos, lápis e afins. Explique que mantê-los sempre limpos e no lugar certo pode facilitar as tarefas e otimizar o tempo.

Crie rotinas e esteja presente

As crianças precisam de rotinas para aprender a desempenhar suas tarefas diárias. Por isso, organize o dia dos seus filhos e estabeleça prioridades. Deixe claro que os estudos devem estar em primeiro lugar e que somente depois de terminar tudo o que deve ser feito para a escola é que as brincadeiras estão liberadas. Além disso, esteja disposta a fiscalizar as tarefas das crianças. Certifique-se de verificar a agenda escolar diariamente e de cobrar as tarefas feitas; elogie os trabalhos realizados com êxito e não deixe de conversar com a criança sempre que ela deixar de fazer algo a fim de deixar claras suas responsabilidades frente aos estudos.

Ambiente e horários adequados

Num ambiente favorável, a criança tende a estudar com prazer e a compreender a seriedade da tarefa. Por isso, escolha um espaço adequado para a criança estudar. Mantenha a iluminação apropriada, além de cadeiras e mesas confortáveis. Evite colocar a criança para estudar em locais que estimulem sua distração, como o quarto de brinquedos, por exemplo. Além disso, seja cuidadoso com o computador, que também pode distrair seu filho quando a hora é de estudar.

 

Outras Notícias

 

Consumir uma lata de refrigerante por dia pode aumentar em 22% o risco de desenvolver diabetes, diz pesquisa.
Postado em 22/06/2018

Por Elisa Feres da Revista Crescer

Dar uma latinha de refrigerante com um sanduíche para seu filho durante o lanche da tarde ou o jantar pode até parecer uma prática inocente, mas não é. Quanto mais os pesquisadores estudam, mais comprovam os altos ris...
leia mais »

A importância de aprender inglês na infância
Postado em 15/06/2018

Atualmente, o aprendizado de uma segunda língua é fundamental, falar um outro idioma no mundo globalizado ajuda a ampliar seus conhecimentos e traz muitos benefícios. As escolas já incluíram línguas estrangeiras no currículo. O fato é que as...
leia mais »

Dor nas costas em crianças
Postado em 08/06/2018

Mochila pesada, muitas horas no sofá em frente à TV, má postura na carteira da escola. O resultado não poderia ser diferente: seu filho reclama de dor nas costas. O problema, assim como outros que fazem parte da vida moderna, já não é mais exclusiv...
leia mais »