Como ajudar seu filho a se organizar com os estudos

Postado em 11/04/2018

Como ajudar seu filho a se organizar com os estudos

A maneira como a criança interage e se relaciona com o conhecimento está intimamente relacionada com a abordagem familiar em relação aos estudos. A família, por ser considerada a primeira esfera socializadora para as crianças, exerce um papel fundamental na relação da criança com a escola.

É na família que noções como autoridade, hierarquia e respeito são inicialmente instauradas. Além disso, é no ambiente familiar que as crianças não só aprendem a se adaptar às diferentes circunstâncias, mas também criam seu modelo de aprendizagem e a forma como elas se relacionam com o conhecimento. Por isso, é fundamental que os pais estejam presentes nas atividades relacionadas ao ensino e auxiliem os filhos na organização das tarefas escolares. Mas o que fazer para ajudá-los?

 

Incentive a criança a estudar

O primeiro passo para que a criança seja organizada em relação aos estudos é incentivá-la a estudar. Isso se dá pelo fato de que gostar de ler e de manusear os livros e materiais escolares e sentir-se instigado a pesquisar novos assuntos, por exemplo, motivam a criança a cuidar de tudo aquilo que é relacionado aos estudos.

Ensine seu filho a manusear e guardar o material escolar

Muitos pais exigem que as crianças guardem o material escolar e saibam lidar com ele. Por outro lado, muitos não ensinam seus filhos como fazer isso. Por isso, reserve alguns minutos do seu dia para ensiná-lo a organizar os livros, cadernos, lápis e afins. Explique que mantê-los sempre limpos e no lugar certo pode facilitar as tarefas e otimizar o tempo.

Crie rotinas e esteja presente

As crianças precisam de rotinas para aprender a desempenhar suas tarefas diárias. Por isso, organize o dia dos seus filhos e estabeleça prioridades. Deixe claro que os estudos devem estar em primeiro lugar e que somente depois de terminar tudo o que deve ser feito para a escola é que as brincadeiras estão liberadas. Além disso, esteja disposta a fiscalizar as tarefas das crianças. Certifique-se de verificar a agenda escolar diariamente e de cobrar as tarefas feitas; elogie os trabalhos realizados com êxito e não deixe de conversar com a criança sempre que ela deixar de fazer algo a fim de deixar claras suas responsabilidades frente aos estudos.

Ambiente e horários adequados

Num ambiente favorável, a criança tende a estudar com prazer e a compreender a seriedade da tarefa. Por isso, escolha um espaço adequado para a criança estudar. Mantenha a iluminação apropriada, além de cadeiras e mesas confortáveis. Evite colocar a criança para estudar em locais que estimulem sua distração, como o quarto de brinquedos, por exemplo. Além disso, seja cuidadoso com o computador, que também pode distrair seu filho quando a hora é de estudar.

 

Outras Notícias

 

Como organizar um grupo de trabalho
Postado em 19/11/2018

Não é novidade para nenhum estudante que os grupos de trabalho, por mais bem entrosados que estejam, podem sofrer alguns desentendimentos ao longo do período escolar. Seja pelos diferentes métodos de trabalho, pelos hábitos dos integ...
leia mais »

Professores dão 11 dicas para se dar bem em provas dissertativas
Postado em 12/11/2018

Em provas dissertativas, nenhuma resposta é dada como opção e a única alternativa é confiar no próprio aprendizado, estudo, dedicação. Como afirma a coordenadora pedagógica do curso Objetivo Vera Lú...
leia mais »

Com os jogos, as crianças aprendem que ganhar e perder faz parte da vida
Postado em 05/11/2018

Sentados em grupo, crianças, jovens, homens, mulheres e idosos lançam dados, viram cartas e movimentam peças de acordo com regras preestabelecidas e acordadas por todos. Em resumo, jogam. E, consequentemente, se divertem, desafiam uns aos outros, passam o tempo. Um olhar aten...
leia mais »