Uma aula multimídia

Postado em 16/03/2019

Uma aula multimídia

Como o iBooks 2 vai mudar a relação das escolas e dos professores com a tecnologia?

O tablet é a bola da vez quando o assunto é tecnologia e educação. Para ajudar na sua disseminação em escolas, a Apple lançou no início de janeiro o iBooks 2, que tem como foco a criação de livros didáticos para o iPad. "A Apple colocou na mão dos professores a habilidade de criar material multimídia", disse Cristiana Assumpção, coordenadora de tecnologia do Colégio Bandeirantes, em São Paulo, e a única brasileira a assinar um estudo da Unesco sobre o uso da tecnologia na educação. "Isso vai ajudar na adoção do tablet na sala de aula." Acompanhe os principais trechos da entrevista. 

O que muda na educação com a chegada do iBooks 2? 
A Apple colocou na mão dos professores a habilidade de criar material multimídia para o iPad. E o que é melhor: de forma intuitiva. Isso democratiza a autoria, e também agiliza e facilita a adoção do tablet na sala de aula. Podemos pensar em projetos onde os alunos também criam material. 

Já se falou que o computador, o laptop e o netbook revolucionariam a educação. O tablet é a bola da vez. Por quê? 
Há dois anos, perguntei a um professor americano por que a Califórnia tinha adotado o iPad nas escolas. Ele disse: "O aluno está com o tablet na mesa, não fica escondido atrás da tela. Eu sei se ele está fazendo a tarefa ou não". O tablet é intuitivo, não vai fazer você perder seu tempo ensinando os alunos a usá-lo. Você vai poder se dedicar à aula, para passar o conteúdo. 

Como o Colégio Bandeirantes está se preparando para adotar os tablets? 
Este ano vamos começar com os tablets nas aulas e criamos um grupo de professores para avaliar os resultados de perto. Um iPad pode distrair muito se não houver uma proposta pedagógica sólida para usá-lo na aula. 

O gargalo no uso da tecnologia na educação ainda é o professor? 
A tecnologia não vai fazer diferença se os professores não souberem o que fazer com ela. A escola vai ter de se reestruturar.

Outras Notícias

 

Como interpretar os desenhos das crianças
Postado em 22/08/2019

O desenho pode ser, na infância, um canal de comunicação da criança e seu mundo exterior

Segundo os psicólogos da Unidade de Desenvolvimento Psicológico e Educativo de San Salvador, por ética, só uma pessoa especializada, como algun...
leia mais »

COMO UTILIZAR A TELEVISÃO NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA
Postado em 15/08/2019

É comum presenciarmos questionamentos a respeito do uso excessivo do computador, porém, é necessário discutir também a utilização da televisão, que geralmente ocorre de forma exagerada, a ponto de uma criança passar horas e horas de f...
leia mais »

O momento mágico de contar histórias
Postado em 07/08/2019

Mais que uma linguagem prazerosa e educativa, a ação de contar e ouvir histórias possibilita o resgate da memória cultural e afetiva. Contar histórias é a mais antiga das artes. Nos velhos tempos, o povo se reunia ao redor do fogo para se esquentar, alegr...
leia mais »